Abordagem: Trabalhando com Apresentação Eletrônica – BROffice.org Impress (*) e dinâmica de grupo – BrainstormingEstratégia:
1. Leitura crítica do texto A Importância da Tecnologia na Educação, contextualizada na realidade local.
2. Exposição oral sobre Dinâmica Brainstorming (Explosão de Idéias)
3. Colocada situação problema: Como inserir recursos tecnológicos na prática diária? Participantes lançam suas idéias.
4. Atividade 1: Após aplicação da técnica, construção coletiva de texto no Writer, utilizando idéias levantadas.
5. Apresentação do aplicativo Impress e suas principais ferramentas.
6. Atividade 2: Criação de um arquivo contendo dois slides (inserção de imagem, formatação de texto, efeitos de animação, entre outros itens praticados).
7. Entrega de material (apostila).
8. Atividade 3: Criar uma apresentação de no máximo três slides, abordando a temática Tecnologia na Educação. Utilizar como subsídio o texto apresentado no início da aula, a criação coletiva, além das idéias apontadas durante dinâmica. Atividade feita em grupo, em seguida, apresentação da mesma. Avaliado uso de recursos do Impress e conscientização dos professores quanto ao fato de incluir em sua rotina o uso das TICs.
9. Distribuição de material para próxima aula: DVDs TV Escola e Salto para Futuro para análise de alguns vídeos e montagem de apresentação no Impress – conforme orientação que segue abaixo. Atividade em grupo.
Recursos utilizados: computadores do LIED, notebook, data show, apresentação ppt, apostila.
(*) Agradeço ao NTE Niterói por disponibilizar todo material Educação Digital.
Passo a Passo do Brainstorming:
- Comece com um tema ou assunto e peça para os presentes expressarem todas as idéias que lhes venham à mente espontaneamente.
- Nenhuma idéia apresentada deve ser criticada.
- Todas as idéias verbalizadas devem ser escritas de maneira a ficarem expostas para todos, estimulando novas idéias.
- Ao término das verbalizações, todas as idéias escritas e expostas devem ser repassadas e analisadas para seleção das mais adequadas à situação.
- A seguir, selecione a melhor idéia.
Análise de vídeos (todos encontrados no Domínio Público):
Grupo 2 – Michele/Rose
Vídeo: Saberes que produzem saberes
Série: Língua Portuguesa VII (02)
Vídeo: Saberes que produzem saberes
Série: Língua Portuguesa VII (02)
Vídeo: O texto e a imagem
Série: Língua Portuguesa VII (15)Grupo 5 – Rosana/Vania
Vídeo: A função do gestor
Série: Ensino Médio – Fazendo Escola (24)
Série: Língua Portuguesa VII (15)Grupo 5 – Rosana/Vania
Vídeo: A função do gestor
Série: Ensino Médio – Fazendo Escola (24)
Vídeo: Os diferentes projetos da escola
Série: Ensino Médio – Fazendo Escola (25)
Série: Ensino Médio – Fazendo Escola (25)
Como fazer a atividade: Cada grupo assistirá ao vídeo determinado, analisando itens, conforme abaixo discriminados; criarão uma apresentação no Impress e apresentarão suas idéias no início da Aula4.
- Título do vídeo
- Público alvo
- Duração do vídeo
- Aplicabilidade do tema
- Pontos positivos
- Pontos negativos
Nenhum comentário:
Postar um comentário